Um dos princípios da Sustentabilidade, o dos 3R’s, determina uma ordem prioritária de ações para o consumo consciente, com base no impacto gerado por cada uma delas, do menor para o maior:

Primeiro reduzir, depois reutilizar e, por fim, reciclar. Em termos industriais, a reciclagem de matérias primas, apesar de ser uma excelente saída para a redução da retirada de novos recursos do planeta, ainda gera novos esforços que gastam energia, água e outros recursos. Ou seja, quanto mais pudermos expandir a vida útil dos eletrônicos, menor será a nossa pegada ambiental. Além disso, aparelhos eletrônicos, se descartados de maneira incorreta, causam sérios impactos negativos ao meio ambiente e à saúde humana.

 

Por isso, a Zyklus opera dando prioridade à reutilização de aparelhos eletrônicos que ainda possuem vida útil, antes da reciclagem. E como isso funciona? Todos os aparelhos e componentes que recebemos, depois da triagem e limpeza de dados, chegam aos nossos técnicos capacitados para uma avaliação.

Zyklus – Reuso:

 

  • Doações: A Zyklus é entusiasta de projetos de educação, tecnologia e ciências, colocando-se aberta a novas parcerias na área.

 

  • Reinserção no mercado à preços populares: Componentes e aparelhos, após um rigoroso processo de seleção e higienização de dados, podem ser recondicionados ou consertados e reinseridos no mercado à preços populares, incentivando, desta forma, a inclusão digital.

 

  • Ressignificação artística: Componentes, peças e aparelhos antigos, vistos sob um olhar estético, podem ser utilizados como matéria prima para trabalhos criativos.  

 

Caso o material recebido não tenha potencial para reuso, é direcionado para a central de desmanufatura e reciclagem.

 

 

Zyklus – Reciclagem:

 

Os aparelhos são desmontados, selecionados e separados por tipos: perigosos (possuem custo para serem destinados corretamente); e recicláveis (possuem valor de mercado). Dessa maneira, todo o material é encaminhado para parceiros certificados, responsáveis pela reciclagem industrial dos vários tipos de matéria prima provenientes desse processo.

Circule seus eletrônicos: O que não é útil pra você pode ajudar muita gente.

Desta forma, saberemos quais componentes, aparelhos e materiais ainda podem ser encaminhados para o reuso. Quando positivo, trabalhamos dentro das seguintes possibilidades:

Reciclagem e Reuso de Eletrônicos para uma nova Economia Circular:

 

 

A Zyklus nasceu com um objetivo: o de contribuir com a transformação da nossa economia em direção a um novo modelo circular, que tem a finalidade de criar um elo entre o descarte e a produção. Esta é uma das principais maneiras de reduzir a retirada de recursos naturais do meio ambiente e frear o acumulo irresponsável de resíduos. É desta ideia que vem o nosso nome, ZYKLUS, que significa ciclo em alemão.

 

 

 

Entenda o que é Economia Circular. Conheça o conceito "do berço ao berço":

 

conheça a zyklus

Assista agora: Cradle to Cradle - o Conceito da Economia Circular